PARALISIA CEREBRAL, UM TABU A SER QUEBRADO

segunda-feira, 11 de maio de 2009

NOTICIA - 'Orkutização e fantasmas no twitter'

Fantasmas no Twitter. Há uma semana, o técnico do Corinthians, Mano Menezes, e o Fantástico, da Globo, ultrapassaram o apresentador Marcelo Tas no ranking. Os dois, que ascenderam em duas semanas, têm 85 mil e 73 mil seguidores, respectivamente. O problema é que, em ambos, 60 mil dos seguidores seriam fakes (ou fantasmas).

A denúncia foi feita por Danilo Salles, do blog Twitter Central. Ele fez um mosaico das fotos dos seguidores dos dois. Conclusão: a maioria era padrão, indício de fake. Depois, analisou os nomes dos seguidores: sequências aleatórias criadas a partir de dicionários. “Com certeza, 60 mil desses seguidores são fantasmas”, disse.

Procurado pelo Link, Mano Menezes não quis falar sobre Twitter, só falaria sobre futebol. Já o Fantástico alegou que não tem nada a ver com fantasmas. “Denunciamos ao Twitter, mas não tivemos resposta”, diz o editor chefe Álvaro Pereira Jr.

Danilo, que denuncia os fantasmas, foi o responsável por outra polêmica: a dos códigos que seguem usuários automaticamente. Ele foi o criador. A tática era simples – ao seguir muita gente, parte te segue também. Usuários, do nada, apareceram com 20 mil seguidores, bagunçando o ranking.

A blogueira Rosana Hermann foi a primeira a usar. Em uma semana, seu número de seguidores pulou de 8 mil para 13 mil. “Muita gente nem falava português. Inflei o Twitter, mas as pessoas não acompanhavam os tweets”, disse, que assumiu publicamente o fato.

Para Marcelo Tas, essas táticas são como silicone. “Turbinam, mas depois deformam.” Para ele, está se falando para ninguém. “Os fakes não entendem português. As pessoas acham que web é como TV, quanto mais ibope, melhor. É diferente. Muitas pessoas podem até te seguir, mas não clicam no que linka.”

Por isso, para ele, o ranking perdeu o valor, valendo mais a quantidade de cliques nos links. “O Fantástico estar no topo é ótimo. Eles sempre apostaram na web. Mas o Mano Menezes faz promoções para distribuir camisas do Corinthians. E quando as camisas acabarem?”

De qualquer forma, Tas dá um conselho de ex-líder do ranking para os recém-chegados: “Caprichem nos tweets. Estou seguindo vocês.” Como diria no CQC, ele está de olho. R.M.

Fonte: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=15718

0 comentários: