PARALISIA CEREBRAL, UM TABU A SER QUEBRADO

quarta-feira, 6 de maio de 2009

NOTICIA - 'Revelações de comédias Stand up invadem a telinha'

Ary Tiesendruck/Divulgação
Danilo Gentili é revelação do CQC
Em meio a tantos personagens caricatos, roupas espalhafatosas e mais de 50 anos de bordões, um tipo diferente de humor começa a invadir a panelinha da TV, façanha que só foi possível, é claro, depois de virar febre nos bares, teatro e internet. De cara limpa, raciocínio rápido e muita espontaneidade, a comédia stand up, ou comédia em pé, virou uma mina de novos talentos, depois que o CQC, da Band, resolveu apostar, no ano passado, em três sucessos do YouTube – Danilo Gentili, Rafael Bastos e Oscar Filho – e alcançou repercussão imediata.

De lá para cá, as emissoras abriram a caça aos novos comediantes do gênero, coisa que a TV americana já faz há muitos anos para abastecer seus sitcoms e talk shows. “Fomos descobertos pelo diretor do CQC (Diego Barredo), um argentino que não estava acomodado com a visão brasileira do que é comédia”, anota Gentili. Outra aquisição da Band, Marcelo Marrom, do Grupo Deznecessários, foi descoberto no teatro por Adriane Galisteu e agora ganhou quadro no novo programa da loura. Marcelo Adnet e Dani Calabresa, considerados revelações da MTV, também têm berço no espetáculo “em pé”.

Mas o que esse povo tem de tão diferente? A chave parece estar na capacidade de improvisar. Num show, além da coragem de dar a cara a tapa sem vestir personagens, eles têm de estar muito atentos ao ambiente. “O diferencial é o free style, é sacar coisas na hora”, diz Marrom. Da notícia que acaba de pipocar nos sites ao mala sentado na plateia, tudo pode virar piada. “A TV demorou muito para entender que um comediante de stand up é bom porque antes de tudo é autor”, explica Gentili. “Por mais que não cante, não dance, ele é completo, pois escreve e pode criar textos até para outro fazer.”

Fonte: http://www.new.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_11/2009/05/06/ficha_teatro/id_sessao=11&id_noticia=10824/ficha_teatro.shtml

0 comentários: