As fábricas trazem os veículos ao estacionamento do Palácio Iguaçu conforme a produção e o Departamento de Transporte Oficial (Deto) os recebe para providenciar a documentação necessária. Chegam de ambas empresas, em média, cinco ônibus ao dia.
Segundo Rafael Liotto, da área comercial da Mascarello, a indústria entrega ao cerca de 80 novos ônibus por mês - média que se mantém desde o dia 26 de fevereiro. A empresa entregou, no total, 270 unidades para o Governo do Estado. "Abrimos uma terceira fábrica e fizemos diversas contratações para suprir essa demanda", contou.
Liotto destacou ainda que os veículos são desenvolvidos para trafegar em estradas rurais, com chassi reforçado, carroceria mais alta e pintura de último padrão automotivo. "Os ônibus passam por várias estufas para a pintura ficar mais resistente. São veículos preparados para rodar em estradas de terra e não há qualquer problema em ficarem estacionados a céu aberto".
Com o programa de Transporte Escolar, o Governo do Paraná comprou 1.110 ônibus para os municípios do Estado em um investimento de R$ 133,5 milhões. São 630 veículos de 31 lugares da marca Volskwagen, fabricados pela Mascarello de Cascavel (PR), e 470 ônibus de 23 lugares da Iveco, encarroçados pela Neobus, de Caxias do Sul (RS).
O Governo faz a capacitação de todos os motoristas que vão levar os alunos. Também realizou um trabalho de georeferenciamento de cerca de 13 mil rotas de transporte escolar, para calcular o melhor caminho a partir dos endereços dos estudantes. Além disso, foi realizada uma licitação para os seguros dos ônibus que pode ser utilizada pelas prefeituras. Na concorrência o Governo conseguiu desconto de 20,3% nas apólices.
O grande número de ônibus estacionados em frente ao Palácio Iguaçu foi tema de uma reportagem do programa CQC, da TV Bandeirantes. O tom humorístico tratando a questão deixou o governador irritado e provocou críticas severas por parte de Requião aos jornalistas do programa e à direção da TV Bandeirantes.
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