PARALISIA CEREBRAL, UM TABU A SER QUEBRADO

domingo, 26 de julho de 2009

NOTICIA - 'Regular internet é impossível, diz Marcelo Tas'

O jornalista Marcelo Tas, uma das pessoas com mais seguidores no Twitter no Brasil, classificou como “impossível” regular a internet. Tas se referia ao substitutivo apresentado pelo deputado Vital do Rego Filho (PMDB-PB) ao Projeto de Lei 29/2007. "A regulação da internet é como você querer revogar a lei da gravidade, é enxugar gelo, é impossível. A internet não pode ser regulada, está no DNA da própria internet. Esse é o principal equívoco", disse Tas ao Último Segundo.

Para o apresentador do programa CQC, "esses senhores que têm ânsia de controle querem legislar sobre a internet". "Como seria feita a fiscalização desta lei, caso ela fosse aprovada?", questiona. "É só mudar o servidor de País. Esta cabeça controladora não combina com a era digital. Não tem como fiscalizar, não é possível".


Marcelo Tas: Como seria feita a fiscalização desta lei?

Tas também criticou o modelo de concessões para transmissões televisivas do País. "A nossa geração, que passa por essa transição, convive com um modelo regulatório antigo, onde concessões de TV eram dadas como prêmios, como uma troca política. Mas, agora, existe total liberdade de publicação. Então, muita gente começa a espernear. Quando eu comecei, por exemplo, eu não tinha como publicar meu trabalho. Tinham só cinco canais e levamos um ano para colocar o ‘Olhar Eletrônico’ no ar. O espaço da TV é limitado e na internet a publicação é livre", explica.

O substitutivo não resolve os problemas do setor, afirma. "Não é impedindo que se publique conteúdo ou que grupos estrangeiros atuem no Brasil que se resolve. Antes, teríamos de fazer valer a lei que define que nenhum congressista pode ter concessão pública de canais, como Sarney, Jader e a família Magalhães, na Bahia. Esse curral eleitoral eletrônico impede o funcionamento da democracia".

Fonte: Último Segundo - IG

0 comentários: