PARALISIA CEREBRAL, UM TABU A SER QUEBRADO

terça-feira, 14 de setembro de 2010

NOTICIA - 'MP-SP desiste de ação que proibiria venda do livro de @DaniloGentili '

Essa postagem tem o oferecimento de:




  

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) arquivou o processo que pedia a proibição da venda do livro "Como se tornar o pior aluno da escola", do humorista e repórter do programa CQC, Danilo Gentili. Segundo o MP-SP, o inquérito civil foi aberto por representação anônima, que alegava que a publicação tinha conteúdo inadequado para crianças e adolescentes.

O procedimento havia sido instaurado sob alegação de que o livro de Gentili não poderia ser classificado como literatura infanto-juvenil, e que estimularia a prática de violência entre crianças e adolescentes no ambiente escolar.

A Promotoria chegou a adquirir um exemplar do livro para confirmar as acusações de inadequação do conteúdo, e constatou que a publicação, editada e distribuída pela Editora Panda Books, não era apropriada para menores de 18 anos.

A promotora Dora Martin Strilicherk, em seu parecer, afirmou que a decisão de retirar o livro de circulação poderia ser entendida como uma "suposta tentativa de censura" imposta pelo MP paulista. Dessa forma, a entidade fez um acordo com o representante legal da Panda Books, Marcelo Duarte, que assinou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) no dia 16 de março deste ano.

Ao assinar o Termo, a editora se comprometeu, em um prazo de 30 dias, a readequar a catalogação do livro de Gentili, que será classificado como Livro para Adultos - Humor, e não mais como infanto-juvenil. Além disso, deverá publicar na capa um selo de advertência: "Leitura inadequada para menores de 18 anos".

Caso a editora descumpra os termos para adequação do livro, será cobrado multa no valor de R$ 100 mil.


Fonte: Portal Imprensa

13 comentários:

João Paulo disse...

Então, pelo que eu entendi, o Ministério Público não desistiu do processo... Aliás, o processo nem começou!
O Ministério Público viu que a representação anônima não procedia e apenas requereu a adequação da classificação do livro.
São coisas bem diferentes.
Mas, pô, bacana. Deve ter servido de marketging...
Aliás, "representação anônima"? Não teria sido o próprio @DaniloGentili que representou, pra promover o livro? HAUhaUahuhaHAA... sei não hein! Bem a cara dele! HAUhAUhaUhUHUA.
Vou correndo pra Saraiva comprar minha edição. Ótimo livro. Abraço!!!

Minha Vida disse...

Pulta sacanagem..só pq eu queria ler...affs...>.<

Willian Lopes disse...

Pelo que eu entendi, no final das contas o MP ganhou, mesmo sem razão...
Leitura indevida para menores... blahhh.... e novelas? são o que?
Semana passada meu sobrinho de 7 anos perguntou o que era sexo, e eu disse que era a diferença entre homens e mulheres, ou seja, sexo masculino e sexo feminino... boa saída, na sequencia ele pergunta: tudo bem, e o que é transar???? ferrou!... bem, perguntei de onde ele tirou isso e ele disse que ouviu em uma novela que um casal numa conversa mencionou que iriam transar no sábado...
e agora MP, pega essa!!!!

Anônimo disse...

tinha que tirar mesmo esse livro de circulação... Não vejo nada demais no livro.. deveria ser um e-book free, com links espalhados por todas as redes sociais... quem comprar isso pra ler o que já sabem é realmente um eleitor do psdb

Unknown disse...

Muito bom MP, agora resolveram fazer sensura com uma etiquetinha, nos rótulos de cigarros e garrafas de bebidas alcoólicas também tem e nem por isso menores deixam de comprar!! Mas valeu a tentativa. e parabéns Danilo pelo livro. Antes de criticar vamos ler!!! E pelo jeito dar boas risadas!!!

Anônimo disse...

Tenho 17 anos e, aos 16, comprei o livro "Como se tornar o pior aluno da escola" do humorista Danilo Gentili (antes da proibição). É ridículo contestar o conteúdo desse grande sucesso da literatura infanto-juvenil. Logo nas primeiras páginas encontramos um trecho de "Iracema", do escritor José de Alencar. É incrível! Costumo ler alguns versos para ninar minha priminha de 2 aninhos. Também é excelente pra matar barata e fazer abano no calor, por causa da capa dura. Oferece grandes ensinamentos de vida sócio-educacional. Por exemplo, nunca fui tão boa em cumprir regras. Ontem mesmo, coloquei em prática a lição nº10. Só que, ao invés de jogar fliperama, assisti CQC. Considero Danilo Gentili um grande homem. Grata.


Carol Bonifácio - Campinas

Anônimo disse...

quer dizer que só porque leio eterminado livro vou seguir o que ele diz, se ler mein kampf vou virar nazista, se ler crepusculo vou virar vampiro.?
todos têm o direito a ler tudo e cada um tirar as conclusões. Mesmo uma criança de 7 anos já tem consciencia do que é certo e errado.

Darla_dsm disse...

Legal,...o MP poderia também colocar o selo nos cigarros e bebidas alcoólicas vendidos também né?!! E assim advertir que menores de 18 anos não adquira!! Parabéns Danilo!!!

Bjos

Roberta disse...

Mas EU vou ler! Tenho 22 anos e tenho esse direito! (To tentando comprar agora! Vamos povo antes que aceitem esse absurdo!)

Aliás, as crianças e os adolescentes também deveriam ter, deveria incentivar a leitura desse pessoal e não proibir, já são poucos livros que eles gostam de ler! Por isso é completamente válido "Crespúsculo", "Harry Potter", "O Diário de Um Babaca" e porque não "Como se tornar o pior aluno da escola"?

Tá certo que ler José de Alencar é uma obrigação e é chato demais, mas tudo tem um começo. Quem sabe alguém não pode gostar também? (Eu mesma detesto!!)

Eu sou o tipo de pessoa que ama ler clássicos da literatura (como "A Divina Comédia" e "O Médico e o Monstro"), mas eu também gosto de uma leitura mais popular (posso dizer assim?).

Então MP, pelo amor de Deus joga no vaso sanitário esse processo!! Entope logo! Com esse e outros processos inúteis.

Natalie M. disse...

O Ministério Público apenas está fazendo o seu trabalho. Veja-se, que não houve punição ou multa de imediato e sim apenas um Termo de Ajustamento de Conduta, nada mais justo para um livro totalmente inconveniente para a literatura infanto-juvenil. O livro pode ser considerado uma apologia ao vandalismo, insubordinação e rebeldia gratuita (só para constar, eu li o livro). Quero ver alguem publicar "Como dizimar negros, judeus e homossezuais", "Como ignorar pessoas pobres e ser feliz", "Como ser um trambiqueiro sem ser estelionatário" e não passar por censura alguma, seja da própria imprensa como do Ministério Público. Deixando de lado críticas de mérito, sou a favor do direito de o autor publicar a asneira que bem entender, conquanto que seja para o público adequado. Mas, para falar a verdade, eu esperava mais de um jornalista que se diz e se mostra tão politizado. O livro só me provou que sarcasmo está bem longe de ser inteligência e cultura.

Natalie M. disse...

* o comentário acima teve alguns erros de digitação porque esse teclado é muito ruim! Obrigada :)

eliene disse...

Roberta, é Diário de um banana

eliene disse...

A propósito já li todos os diários do Greg o garoto "banana", os "crepúsculos" os "Harry potter" e mais tipo percy jakson ladrão de raios, caçador de pipas, etc etc... e esse aí do Danilo também, não vejo nada que venha influenciar negativamente, meus filhos adolescentes nem deram muita atenção ao livro, apesar de ter sido obrigada a comparecer na escola do meu filho de 10 anos, mas por conta de alguns coleguinhas que queriam fazer as tais experiencias para acabar com a aula...o que acabou não dando muito certo, mas, no final eu prometi que meu filho só usaria o livro em casa e ficou tudo bem. rsrsr, ainda rio muito ao lembrar a cara da diretora, ela tocava no livro como se fosse explodir em sua mão...