Entre eles, Susan Grant, vice-presidente executiva da CNN News Services, uma divisão da CNN WorldWide que engloba as atividades digitais da empresa e seus negócios com afiliados. Também Aron Pilhofer, editor de notícias interativas do New York Times e gestor da equipe de jornalistas responsável pelos aplicativos usados em reportagens online do periódico. Ambos estão no centro das questões digitais e de mídias sociais dos seus respectivos veículos. Eles abrem o seminário no dia 9, das 19h30 às 21h30 (para convidados) e falam sobre como mantém o espírito de inovação em suas redações tradicionalmente originárias da velha mídia e como enfrentam os competidores corretos na briga pela audiência
Tanto esta sessão como as demais têm transmissão ao vivo no site http://www.mediaon.com.br/, criado especialmente para as atividades do fórum, e por meio de redes sociais como o Twitter. Todos os debates são gratuitos. Para garantir a vaga é preciso chegar ao Itaú Cultural com 30 minutos de antecedência ao início de cada painel. Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email: itaucultural@comunicacaodirigida.com.br. Cadastros para noticias sobre o Media On podem ser feitos no site do evento.
As palestras
As mesas de discussão do quarto Media On começam no dia 10, quarta-feira, das 9h30 às 11h, com o painel Computadores tablet, e-readers e smartphones: Como inovar e produzir conteúdo no mundo digital, para discutir sobre a integração entre redações e tecnologia e como as interfaces dos gadgets afetam a produção e o consumo de notícias. O debatedor é o jornalista argentino Pablo Mancini, gerente de Serviços Digitais do Grupo Clarín. Andre Deak, jornalista multimídia faz a mediação.
A primeira eleição brasileira sob o efeito das redes sociais é o tema do painel Eleições 2010 e a internet – Um balanço dos resultados, a ser realizado das 11h30 às 13h. O debate é dividido entre os jornalistas brasileiros Marcelo Branco, que fala sobre a campanha da candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Roussef; Caio Túlio Costa, que se debruça sobre Marina Silva, do Partido Verde, e Sonia Francine Gaspar Marmo, popularmente conhecida como Soninha, sobre José Serra, o canditato pelo PSDB. Mediação de Heródoto Barbeiro.
Das 15h30 às 17h, o diretor geral do Terra Brasil, Paulo Castro, mediará o terceiro painel do dia, Anunciantes valorizam conteúdo ou audiência? João Batista Ciaco, diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat, Carlos Werner, diretor de Marketing da Samsung, Abel Reis, presidente da AgênciaClick, e Sérgio Valente, presidente da DM9, debaterão sobre quem ganha e quem perde no jogo da publicidade.
Ainda na quarta-feira, das 17h30 às 19hs, o assunto é Quem pauta quem e quem consome o quê? Mídias sociais x sites de jornalismo: a caça do furo e do leitor. Os debatedores deste painel são internacionais: Matthew, responsável pelo programa de treinamento de jornalistas em mídias sociais na BBC, e o jornalista argentino Julian Gallo, especializado em temas tecnológicos, consultor de meios interativos, e autor e diretor dos sites Cukmi e capsula2210.com. Eles lançam questões como quem são os agentes da nova era do jornalismo, e de que modo os jornalistas devem se preparar para conviver com uma realidade em que a informação vem por vários meios e com muita rapidez. A brasileira Silvia Bassi, publisher da IDG Brasil faz a mediação.
O último dia de debates, sexta-feira, abre com o painel O humor e o jornalismo digital, das 9h30 às 11h. Mauricio Ricardo, da Charges.com.br, e Antonio Pedro Tabet, da Kibe Loco, lançam o debate sobre o papel fundametal do humor para engajar o público na web e as técnicas utilizadas por humoristas para deixar os conteúdos mais palatáveis. A mediação é de Benjamin Back, apresentador do Estádio 97 e blogueiro do Lance!
Das 11h30 às 13h, Sergio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo, e Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado encabeçam o debate do painel Redações integradas: a convergência em números e qualidade. Eles mostram como foi feita a convergência com o mundo digital em suas redações e discutem resultados e o futuro. O diretor de redação do Diário de S. Paulo Leão Serva media.
No painel seguinte, das 15h30 às 17hs, quem tem voz é o consumidor, protagonista do tema: O novo consumidor de informação – Usuários mostram em tempo real como se relacionam no mundo digital. Juliana Sawaia, gerente de Inteligência de Mercado no Ibope Mídia é comentarista no debate entre Alyne Spioni Jovita, estudante de Administração de Empresas na Faculdades Sumaré, de 22 anos, e Felipe Sant’ana, analista de Recursos Humanos, também de 22 anos. O assunto deles é o tipo de informação que os jovens consomem e como chegam até ela por meio das redes sociais que são o mais novo fenômeno da internet. A mediação é de Renata Simões, jornalista e apresentadora.
Para encerrar os três dias de seminário, das 17h30 às 19h, Joe Penna, o Mystery Guitar Man participa por vídeo call de mesa com Paulo Cesar Siqueira, do blog Mas Poxa Vida; e Pablo Peixoto, de Um dia de Fúria. É o painel Estrelas de vídeos web: sucesso relâmpago ou os novos comunicadores? O assunto em pauta é como produzir conteúdo em vídeo na internet, conquistar audiência e virar um meio de comunicação e um negócio. Marcelo Tas, apresentador do programa CQC TV show, faz a mediação.
Quem assistir a 75% do encontro tem direito a certificado, desde que confirme presença mesa a mesa na recepção do evento. A edição 2010 também vai certificar, pela primeira vez, os estudantes de cursos de Comunicação de todo o Brasil que assistirem a 75% das transmissões ao vivo nos auditórios das faculdades.
Anote na agenda
4º MEDIA ON – Seminário Internacional de Jornalismo Online
Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?
Correalização Terra e Itaú Cultural, com apoio de CNN e BBC-Brasil
Dia 9 de novembro, das 19h30 às 21h30, para convidados
Dias 10 e 11 de novembro debates abertos a partir das 9h30
Ingressos distribuidos meia hora antes de cada mesa.
Transmissão de todas as mesas, em tempo real, pelo site: http://www.mediaon.com.br e por meio de redes sociais como o Twitter.
Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email:
itaucultural@comunicacaodirigida.com.br
Fonte: Rede Notícia
0 comentários:
Postar um comentário