PARALISIA CEREBRAL, UM TABU A SER QUEBRADO

domingo, 1 de agosto de 2010

NOTICIA - '@DaniloGentili: do shopping center ao estrelato'

Antes ele era carregador de caixas. Hoje, Danilo Gentili é um dos maiores nomes do humor brasileiro.

“Eu cresci consumindo filmes, seriados e desenhos animados mais do que matérias da escola. De certa forma, posso dizer que a comédia faz mais parte da minha formação do que aquilo que os professores tanto se esforçaram para me passar”, afirma Danilo Gentili, 30 anos. Não à toa, o integrante do “CQC” (Band) é hoje um dos grandes nomes do humor no Brasil.

Constantemente envolvido em situações polêmicas - Gentili já sofreu agressões durante entrevistas e foi condenado por comentários ácidos que fez sobre celebridades em sua página no Twitter -, ele conta que sua motivação na hora de escrever é a lembrança do antigo emprego: carregador de caixas em um shopping. “Isso é o que me inspira a criar, até porque, se eu não criar, é para lá que eu volto”.

O humorista revela que não se preocupa em se meter em confusões quando tem de mostrar histórias como a da escola que corre risco de soterramento em São Bernardo do Campo (ABC) - explorada pelo quadro “Proteste Já!’’, um dos de maior repercussão do “CQC’’. “É isso que o programa faz: busca a reportagem custe o que custar. Algumas pessoas entendem, gostam, participam. Outras preferem apelar. E eu, o que prefiro? Qualquer uma das coisas, desde que renda uma boa reportagem’’, explica.

ALFINETADAS

Gentili diz não se importar com as críticas recebidas por seus comentários polêmicos sobre famosos, como o que fez sobre a apresentadora do SBT Hebe Camargo - no dia do aniversário de 81 anos dela, ele a comparou a uma múmia. “Acredito que as risadas dos meus fãs, público para o qual escrevo as piadas, são maiores do que as críticas. Se tem uma coisa da qual me arrependo é de perder a oportunidade de fazer uma piada. Nunca o contrário’’, afirma.

O ator aproveita a deixa para alfinetar os artistas brasileiros. “É uma classe chata, que se leva muito a sério. Todo mundo tem, o tempo todo, de puxar o saco, dizer como eles são importantes, lindos e talentosos. O cara que fizer uma piada com algum tropeço deles está fadado ao boicote. Isso é algo que beira o provinciano’’, diz Gentili.

As críticas do “CQC’’ sobram também para a imprensa. “Como a autoestima do brasileiro é baixa, é difícil fazer piada com as nossas mazelas. Basta ver os casos do Robin Williams e do Sylvester Stallone [atores], que fizeram um comentário comicamente exagerado sobre o país e acabaram criticados’’, afirma. “A manchete dos veículos de comunicação nunca é ‘ator faz piada sobre o Brasil’, e sim ‘americano faz comentário preconceituoso sobre a nossa pátria’. É preciso inteligência e segurança para rir de si, e isso falta para grande parte das pessoas”, completa.

TEATRO X TV

Antes de estrear na televisão, Gentili já era estrela de teatro em São Paulo. O ator, que subiu ao palco pela primeira vez em 2005 e é considerado um dos precursores da comédia “stand-up” no Brasil, lotava casas noturnas com seus shows de humor. Sem citar ídolos - “isso é a deixa para puxar o saco dos amiguinhos ou querer ganhar moral com alguém” -, Gentili conta que prefere o teatro à televisão. “Na TV, tem muito mais envolvido, o poder de alcance é maior, e você sabe o que o tio do Homem-Aranha dizia: ‘Quanto maior o poder, maior a responsabilidade’. E ser responsável é muito chato!”, afirma.

NOVOS PROJETOS

Até o fim deste ano, Gentili deve ganhar um novo programa na Band. Ainda sem nome, a atração terá auditório. O humorista adianta os detalhes: “A ideia é ser tipo um ‘Late Night’, formato já consagrado nos EUA e na Europa, mas pouco explorado em todo o seu potencial aqui”, conta. “Acho que o segredo é absorver a personalidade do apresentador. É como se ele fosse um terno. Está longe de ser uma novidade no mundo da moda, mas, se for ajustado para ficar bonito para quem vê e confortável para quem veste, pode causar boa impressão. É por aí que vamos mirar. Creio que o caminho para isso acontecer seja toda a equipe envolvida no projeto se divertir em cada etapa”, completa.

O humorista diz não temer um possível desgaste da sua imagem quando estiver com as duas atrações no ar. “O que desgasta são coisas ruins, pretensiosas e falsas. O programa é uma aposta da Band, da Cuatro Cabezas [produtora] e de todos que apoiaram a ideia desde o início. Apostas podem dar lucro ou perda, mas confesso que estou empolgado e gastarei uma boa quantidade de fichas nisso’’, fala.

Os lançamentos de um livro infantil e de um desenho animado também estão nos planos do ator. “Ah, e pretendo mudar de sexo em 2013. Já marquei até a operação’’, encerra, brincando, Gentili.

Fonte: Diário do Pará

1 comentários:

Roberta disse...

Gostei muito do post, ótima matéria. Gostaria de saber como eu posso te seguir no seu blog? Já te sigo no twitter, tentei de adicionar no orkut, se você quiser me aceitar tudo bem.

Enfim, te achei uma pessoa fantástica.